segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um pouco da História da Ciência


Você já se perguntou o que é Física, Química, Astronomia, Biologia, Matemática...? Sua resposta poderia ser a mais complexa ou técnica possível, hoje. Mas se você voltasse no tempo, pelo menos a duzentos anos, você não precisaria se preocupar com isso, pois todas essas áreas do conhecimento faziam parte de uma só: a Filosofia Natural.

Com o passar do tempo as coisas construídas ou descobertas pelo homem aumentaram de tal maneira que foi preciso dividir o conhecimento em várias ciências.

A invenção, por exemplo, da máquina a vapor e as descobertas sobre eletricidade fizeram surgir pessoas interessadas em aplicações práticas do conhecimento científico. Essas pessoas, que hoje chamamos de engenheiros, estavam mais interessados em tecnologia e daí abandonaram a Filosofia Natural.

Os primeiros filósofos apareceram no século VI a.C nas colónias da Magna Grécia e da Jônia. Como na antiguidade a economia era baseada no trabalho escravo, o trabalho manual e as atividades práticas eram desprezadas. Dessa forma a filosofia se preocupava com assuntos inteiramente teóricos.

A preocupação central desses pensadores era explicar o universo; o tema básico de sua filosofia era de encontrar o princípio básico de todas as coisas. Antes os filósofos detinham conhecimento de praticamente tudo na ciência. Hoje a ciência está muitíssimo ampla que cada pessoa, na maioria das vezes, deve, apenas, se especializar em uma dessas áreas por vez. Hoje, literalmente, é impossível conhecer tudo, algo que um dia, já houve, pleno menos, a impressão de se conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário