sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Programando em C (Introdução - Um pouco de história)


A linguagem C foi criada em 1972 no Bell Telephone Laboratories por Dennis Ritchie com a finalidade de permitir a escrita de um sistema operacional(o Unix), ultilizando uma linguagem de relativo alto nível, evitando assim o recurso ao Assembly.
Devido às suas capacidades através da divulgação do sistema Unix pelas universidades dos Estados Unidos, a linguagem C deixou cedo as portas dos laboratórios Bell, disseminou-se e tornou-se conhecida por todos os tipos de programadores, independentemente dos projetos em que estivessem envolvidos, sendo o livro The C Programming Language, de Kernighan &  Ritchie, o único elo comum entre os programadores.
Essa dispersão levou a que diferentes organizações desenvolvessem e ultilizassem diferentes versões da linguagem C, criando assim alguns problemas de portabilidade, entre outros. Diante de tal estade de coisas, e uma vez que a linguagem C se tinha tornado um verdadeiro fenômeno entre os programadores e organizações, o American National Standards Institute (ANSI) formou em 1983 um comitê para a definição de um padrão da linguagem C, padrão esse que visa ao funcionamento semelhante de todos os compiladores da linguagem, com especificações muito precisas sobre aquilo que a linguagem deve ou não fazer, seus limites, definições, etc.
O nome da linguagem( e a própria linguagem) resulta da evolução de uma outra linguagem de programação desenvolvida por Ken Thompson também nos Laboratórios Bell, chamada de B. Dessa forma, é perfeitamente natural que a evolução da linguagem B desse origem à linguagem C.

Qual a área de desenvolvimento C se destina?
Nenhuma em particular. É muitas vezes denominada de general purpose, que é uma das suas grandes vantágens, pois adapta-se aos desenvolvimento de qualquer projeto, como sistemas operacionais, interfaces gráficas, processamento de registro, etc. A linguagem C é até mesmo ultilizada pra escrever os compiladores de outras linguagens.

A filosofia da linguagem C é uma pouco parecida com a do Unix, incorporando, aliás, algumas das suas características( case sensitive, por exemplo).

REFERÊNCIA:
Damas, Luiz. Linguagem C, 10 ed, Rio de Janeiro: LTC, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário