O nosso coração possui quatro cavidades – 2 átrios ou aurículas ( direita e esquerda) e 2 ventrículos ( direito e esquerdo). Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que evitam que o sangue retorne. Do lado direito, encontramos a válvula tricuspide e do lado esquerdo a válvula mitral.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBqebhtBFvJJiKR8MQ8UfbaSizezhz8YzhrBTF1srcXtacRSRxTL92k09_oo4eRZU8isTzhQ0t3-nVmXRWfjQHiu4C5RuYVwX1IAEC0ulL3WISxA6L9-ZPe7XbNmHUqUod632jlMHtZ-u_/s400/cora%25C3%25A7%25C3%25A3o.gif)
Na saída do ventrículo direito existe a válvula pulmonar e na saída do ventrículo esquerdo há a válvula aórtica. Essas válvulas têm a mesma função das válvulas do coração: não deixam o sangue voltar no seu percurso.
A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.
Pressão Arterial:
A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial.
Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg). E a pressão na diástole não pode ser menor que 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Quando o médico diz que sua pressão está 120 por 85, isso quer dizer que na sístole ela é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e na diástole é de milímetros de mercúrio (mmHg).
Nenhum comentário:
Postar um comentário