quarta-feira, 30 de julho de 2014

Os limites da gravidade



É de praxe que é a gravidade que nos mantem "grudados" ao nosso planeta. Apesar dela ser a mais fraca entre as quatro forças fundamentais da natureza, ela também se estende a toda a Via Láctea, evitando que se disperssem os bilhões e bilhões de estrelas, as incontáveis moléculas e particulas isoladas que de distribuem ao longo de nossa relativamente colossal galáxia.

A força gravitacional se estende ao espaço intergalático, mantendo unidas as galáxias do Grupo Local, que inclui, além da Via Láctea, a nossa vizinha Andrômeda, as várias galáxias anãs mais próximas, tais como, a satélite galáxia, a grande Núvem de Magalhães. O Grupo Local citado faz parte do Super Aglomerado Local de Galáxias está atraído pela força gravitacional para uma região do espaço, excepcionalmente densa, mais conhecida como Grande Atrator. A força gravitacional se estende ainda mais longe, já que tenta manter unido todo o Universo, que está se expandindo.

                                                 A Grande Núvem de Magalhães

A força da gravidade também é responsável por uma das entidades mais misteriosas do universo, o buraco negro. Quando uma estrela consideravelmente maior que o Sol se apaga, a força gravitacional entre suas partículas pode fazer com que a estrela se contraia indefinidamente, formando um buraco negro.

A senhora da matéria na superficie de uma estrela desse tipo é tão intensa que nem a própria luz pode escapar, por isso o nome buraco negro.

Mesmo hoje a força da gravidade não está totalmente compreendida mas o grande Isaac Newton deu o ponta pé inicial para o intendimento que temos hoje sobre uma coisa que ninguém sabe exatamente o que é mas que chamamos de gravidade.

                                  REFERÊNCIAS:

Halliday, David, Resnick, Jearl Walker,  Fundamentos de Física Vol 2, 8ª Edição, Rio de Janeiro: LTC, 2011

Um comentário:

  1. Gostei ...

    Cheguei ao Blog aleatoriamente.Mas, gostei muito do que vi.
    Nunca tinha ouvido falar em Eta Carinae.
    Descobrir que ela é a estrela mais estudada do mundo.
    E depois, descobrir que um pesquisador brasileiro é especialista nela.
    É fantástico. Parabéns pelo Blog.

    Felicidade!

    ResponderExcluir